O que é Lotus 123 - 97 ?
O Lotus 123 – 97 é um poderoso software
de Planilha Eletrônica, com ele é possível armazenar, analisar
e tratar listas de dados; efetuando cálculos, criando relatórios
e gráficos.
De maneira prática e fácil é possível controlar gastos pessoais, elaborando uma planilha de orçamento que contenha despesas e ganhos, cheques pré-datados, vencimentos, ou qualquer outro dado importante. Diante destas informações, pode-se criar gráficos que mostrem claramente os meses ou anos, que apresentaram maiores gastos ou ganhos.
Usando o 123, é possível criar uma variedade muito grande de documentos que podem ser utilizados para análise e controle, como:
Saldos mensais e relatórios;
Gráficos representando os dados do ano todo;
Inventário de produtos; etc.
Para estas finalidades, o Lotus 123 trabalha
com listas de dados, através de classificação, filtro de
dados, cálculos automáticos de subtotais, criação
de relatórios e gráficos.
Para Inicializar o Lotus 123 é muito fácil... Basta dar um duplo clique sobre o ícone, mostrado na figura ao lado, que está localizado em sua Área de Trabalho do Windows 95.
Para finalizar o aplicativo Lotus, você pode...
Abrir o menu Arquivo e escolher Sair do 123.
Clicar do Botão Fechar localizado no canto Direito – Superior da janela do Lotus 97.
Um arquivo do Lotus também é chamado de pasta de trabalho (workbook); e dentro de cada pasta de trabalho você pode criar várias planilhas. No 123, uma planilha (sheet) é como uma folha de papel em branco onde realiza-se um trabalho, e em cada planilha pode-se ter: tabelas, gráficos, macros, desenhos, etc.
As planilhas estão divididas em colunas (que são dispostas uma ao lado da outra horizontalmente) e são rotuladas com letras, e linhas (que ficam dispostas uma abaixo da outra verticalmente) e são rotuladas com números, e assim são traçadas as linhas de grade da planilha.
O cabeçalho de colunas inicia com a letra A e o cabeçalho de linhas inicia com o número 1. Cada planilha possui 256 colunas (Indo de A até IV) e 8.192 linhas.
O cruzamento de linhas e colunas formam as células, onde são armazenadas as informações (textos, números, datas e fórmulas). Cada célula possui uma identificação, que é chamada de referência de célula (endereço), esta referência é derivada da letra da coluna e do número da linha. Assim, se uma célula é definida pela coluna B e linha 3, sua referência será B3.
O endereço de célula ativa pode ser visualizado na caixa de nome, na Linha de Edição, conforme mostra a próxima figura.
Note ainda, na próxima figura, que os cabeçalhos de linha e coluna da célula ativa estão em negrito e em baixo relevo.
Você pode movimentar-se de uma célula para outra usando as setas de direção: ß á à â .
Veja também a página 06 sobre teclas de atalho.