Facilitando Tarefas com o Lotus 123 - 97

Cópia e Movimentação de Células.

Maneiras de copiar e mover dados

Você pode Copiar dados arrastando uma cópia para um outro local ou usando o comando Editar - Copiar e Editar - Colar.

Copiar Sem Usar a Área de Transferência.

Selecione o que você deseja copiar.
Mova o ponteiro do mouse para a extremidade da seleção de modo que ele assuma a forma de uma mão.
Mantendo a tecla CTRL pressionada, pressione o botão do mouse e arraste uma cópia da seleção.


Solte o botão do mouse quando o contorno da seleção estiver no local desejado.

Obs. Solte primeiro o botão do mouse e, depois, a tecla CTRL.


Copiar Usando a Área de Transferência.

Selecione o que deseja copiar. Editar – Copiar (para enviar os dados para a Área de Transferência). Vá ao local de destino e escolha Editar – Colar. A opção 3 poderá ser repetida várias vezes.

Você pode Mover dados arrastando-os para um outro local ou usando Editar - Recortar e Editar - Colar.


Mover Sem Usar a Área de Transferência.

Selecione o que você deseja mover.
Mova o ponteiro do mouse para a extremidade da seleção de modo que ele assuma a forma de uma mão.

Para mover a seleção, pressione o botão do mouse e arraste a seleção.


Solte o botão do mouse quando o contorno da seleção estiver no local desejado.


Mover Usando a Área de Transferência.

Selecione o que deseja mover. Editar – Recortar (para enviar os dados para a Área de Transferência). Vá ao local de destino e escolha Editar – Colar. A opção 3 poderá ser repetida várias vezes.

 

Diferença entre copiar e mover dados
Copiar dados não afeta os dados originais. Por outro lado, mover dados reposiciona-os em um outro destino especificado.



Por que é necessário primeiro selecionar os dados?
O 1-2-3 posiciona os dados selecionados na Área de Transferência quando você escolhe Editar- Recortar ou Editar - Copiar. Por isso, você tem que selecionar primeiro os dados que serão copiados.

O que é Área de Transferência?
A Área de Transferência é uma área de armazenamento temporário fornecida pelo sistema operacional. Você pode usá-la para copiar dados dentro do 1-2-3 ou para outros aplicativos. A Área de Transferência sempre contém o último dado recortado ou copiado.

Sobre a colagem
O intervalo de destino pode estar na mesma pasta de trabalho, em uma outra pasta de trabalho ou em um outro aplicativo ativo. Quando você cola os dados, o 1-2-3 obtém uma cópia dos dados armazenados na Área de Transferência e os insere no local especificado. Você pode colar os dados em quantos locais desejar. Se usar Editar - Colar Especial, o 1-2-3 exibirá uma caixa de diálogo com várias opções. Use as opções da caixa de diálogo Colar Especial para escolher quais propriedades do objeto copiado você deseja incluir (ou excluir) quando colar os dados.

 

 


Autopreenchimento

Para agilizar o processo de digitação dos dados da planilha, o Lotus 123 completa sequências (número, data ou intervalo de tempo), e também permite que o usuário inclua seqüências de preenchimento personalizadas para as entradas de texto usadas com mais freqüência.

Exemplo:

Montaremos agora uma tabela que conterá dados referentes aos vendedores de uma determinada empresa, para controlar o total mensal de produtos vendidos. Digite os seguintes dados:

Na célula B3 digite: Janeiro

Deixe a célula B3 como ativa e posicione o ponteiro no canto inferior direito da célula até ficar com o seguinte formato:

Mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o ponteiro até a célula F3.

Utilizando este exemplo de meses, cada opção preencherá o intervalo selecionado com um conteúdo diferente, neste caso os meses, como mostra a figura a seguir .

Mas como você deve saber, o auto preenchimento não é só para meses, você pode preencher com outras opções; para isso vá ao menu Intervalo e depois em Preencher, lá você encontrará outros tipos de preenchimento.

 

Como Criar Listas de AutoPreenchimento

Supondo que determinados títulos de linha ou coluna sejam freqüentemente utilizados, é possível criar uma seqüência contendo estes dados de forma a não digitá-los novamente.

Para criar estas listas personalizadas clique em:

Arquivo – Configuração do Usuário – Configurar SmartFill

Será aberta a janela Configuração do SmartFill. Como exemplo iremos criar uma lista contendo os dias da semana.

Para isso clique no botão Nova Lista..., na tela que se abre digite: "Dias da Semana" (sem aspas) e pressione <Enter>. Automaticamente será criada a lista Dias da Semana.

Falta agora incluir os Itens da lista; clique no botão Adicionar Item... na caixa que se abre digite "Segunda" e pressione <Enter>. Clique novamente em Adicionar Item... e digite "Terça", vá repetindo esta operação até chegar em "Domingo".

Sua lista está pronta, agora é só clicar no botão Concluído e depois testa-la.

 

 

 


Verificação Ortográfica

É possível verificar a ortografia em todas as planilhas ou num intervalo de células bastando selecioná-las; se forem encontradas palavras que não constem no dicionário principal – como abreviações ou nomes próprios – o Lotus permite que as palavras sejam adicionadas a um dicionário personalizado. A partir de então, o Lotus 123 só questionará as palavras se estiverem com erros de ortografia ou as que ainda não constem no dicionário principal e nem no personalizado.

Para nosso exemplo, crie uma nova pasta de trabalho e digite os seguintes dados da forma como estão, incluindo seus erros:

Feita a digitação salve sua pasta de trabalho como "Tabela de Preços";

Agora que sua planilha já está salva, vamos verificar se todas as palavras estão corretas clicando no menu Editar – Verificar Ortografia, aparecerá uma caixa como a descrita abaixo:

 

Para iniciar a correção clique no botão Iniciar.

 

Aparecerá na caixa Palavra em questão a palavra que o Lotus 123 não reconhece, ou seja, não é reconhecida pelo seu dicionário.

Na caixa Alternativas aparecem as palavras sugeridas pelo Lotus, caso você queira, também é possível digitá-la na caixa Substituir por.

Você tem as seguintes opções:

Substituir: Troca a palavra da caixa Palavra em questão pela da caixa Substituir por.

Substituir Tudo: Troca todas as palavras (da caixa Palavra em questão) que estiverem na planilha; pela Substituir por.

Ignorar: Não substitui a palavra, passando para o próximo erro.

Ignorar Tudo: Não irá mais advertí-lo para a palavra durante toda a planilha.

Adicionar ao Dicionário: Inclui a palavra no dicionário do Lotus 123.

Editar Dicionário: Local aonde você pode incluir , excluir ou somente consultar as palavras novas (que você incluiu) no dicionário.

Concluído: Sai da verificação ortográfica, deixando para trás todas as palavras não corrigidas.

Agora que você já sabe como funciona a verificação ortográfica, termine de corrigir todo o documento.

Obs. As palavras incluídas em rede, apenas funcionarão no micro na qual foi feita a inclusão.

 



Como Congelar Painéis

Antes de testarmos este recurso, abra o arquivo de exemplo Mutu.123.

Aparecerá em sua tela as seguintes colunas:

Nome do Mutuário, RG, CIC, CEP, Bairro, Cidade e Tesouraria

Agora pergunta-se como se pode comparar o Nome do Mutuário com a Tesouraria sem precisar usar a barra de rolagem ou teclas de atalho? A resposta é Usando a Opção de Congelar Painéis, fazendo com que partes da planilha permaneçam fixas na janela. Siga o procedimento a seguir:

Clique na célula B4, agora vá ao menu: Exibir – Títulos.

Clique nas duas caixa de verificação para deixa-las ativas.

o Opção Desativada. / þ Opção Ativada.

Clique no Botão OK.

Pronto !!! Você pode movimentar-se na planilha mas as linhas acima e a esquerda da B4 não irão se movimentar.

Para desativar este recurso vá novamente para a opção de Congelar Títulos e desative as opções Linhas acima da célula atual e Colunas à esquerda da célula atual.

 



Visualizando Planilhas da Mesma Pasta de Trabalho

Ás vezes é necessário utilizar duas janelas da mesma planilha, por exemplo, se você quisesse fazer uma comparação das linhas 5 e 105. Você poderia usar outro recurso, o de visualizar duas partes da planilha ao mesmo tempo. Para isso clique no menu: Janela – Nova Janela, observe que o nome do, arquivo se altera para Mutu.123: Janela 2, indicando que a janela ativa é a segunda imagem da pasta de trabalho; para visualizar as duas imagens ao mesmo tempo clique em Janela – Superior e Inferior ou Lado a Lado.

Agora na janela superior vá para a linha 5 e na inferior vá para linha 105. Você irá notar que as duas linhas são idênticas, por isso exclua a linha 105 para não haver duplicidade de dados em sua planilha. Quando você excluir a linha de uma das imagens observe que automaticamente será excluída a linha da outra imagem.

Para voltar ao modo normal basta fechar qualquer uma das janelas.

Obs. Para visualizar dados de outras planilhas, basta clicar em sua guia.

 



Visualizando Pastas de Trabalho Diferentes

Você pode visualizar duas planilhas ao mesmo tempo, para isso, abra as duas ou mais planilhas utilizando o comando Arquivo – Abrir e em seguida escolha Janela – Superior e Inferior ou Lado a lado.