Gerenciamento de Planilhas

Como Adicionar Planilhas

Para adicionar uma planilha a sua pasta de trabalho clique no botão

Caso Você queira criar várias planilhas a maneira mais fácil é o comando: Criar – Planilha.

 

 

 


Atribuição de Nome às Planilhas.

Para tornar a pasta de trabalho mais interessante e compreensível, deve-se atribuir às planilhas nomes mais significativos.

Para atribuir nome à planilha:

Dê um clique na guia da planilha a qual se deseja mudar o nome; Clique no menu: Planilha – Propriedades da Planilha...; Na caixa Nome da planilha digite o novo nome; Feche a caixa Propriedades da Planilha.

Uma maneira mais prática de chegar ao mesmo resultado é:

Dê um duplo clique na guia da planilha desejada e o nome da guia já aparecerá selecionado para que seja substituído; Substitua o nome antigo da guia pelo novo nome; Pressione a tecla <Enter> após a substituição.

Lembre-se

 

 

 


Como Selecionar Planilhas

Você pode selecionar a divisória da planilha para alterar as suas propriedades (os padrões da planilha), ou selecionar todas as células da planilha.

Para selecionar a divisória da planilha, clique na divisória uma vez para torná-la a planilha atual e, em seguida, clique novamente na divisória.

Para selecionar todas as células de uma planilha, clique na letra da planilha.

Dica: Selecione várias planilhas para alterar suas propriedades de uma só vez. Para selecionar várias planilhas, selecione a divisória da primeira planilha, em seguida, pressione SHIFT (seleciona divisórias contínguas) ou CTRL (seleciona divisórias alternadas) e clique nas divisórias das outras planilhas.

 

 

 


Como Excluir Planilhas

Selecione a divisória de cada planilha que você deseja excluir. Escolha Planilha - Excluir Planilha.

Nota: Você não pode excluir todas as planilhas de uma pasta de trabalho.

 

 

 


Como Inserir e Excluir Colunas e Linhas

Inserindo Linhas e Colunas

Selecione um intervalo contendo pelo menos uma célula em todas as colunas ou linhas que você deseja inserir. Escolha Intervalo - Inserir. Para inserir colunas, selecione "Colunas". Para inserir linhas, selecione "Linhas". Cancele a seleção de "Inserir Somente no Intervalo Selecionado", caso esteja ativa. Clique em OK.

 

Excluindo Linhas e Colunas

Selecione um intervalo com, pelo menos, uma célula em todas as colunas ou linhas que você deseja excluir. Escolha Intervalo - Excluir. Para excluir colunas, selecione "Colunas". Para excluir linhas, selecione "Linhas". Clique em OK.

 

 


Proteção de Planilhas

Às vezes, suas pastas de trabalho contêm dados que não devem ser alterados nem mesmo vistos por outros usuários. Por exemplo, talvez você deseje:

No 1-2-3, você pode escolher o nível de segurança desejado. É o que veremos a seguir.

Como Ocultar Linhas e Colunas

Ocultando Linhas

Você pode arrastar a borda de uma linha para ocultar a linha.

Dicas Adicionais...

Outras maneiras de ocultar linhas.

Você pode ocultar linhas escolhendo Intervalo - Propriedades do Intervalo (divisória Fund.) e selecionando "Ocultar Linhas".

Ocultando várias linhas de uma vez.

Para ocultar mais de uma linha de uma vez, selecione as linhas inteiras que você deseja ocultar e arraste para cima a borda inferior de uma delas.

 

Ocultando Colunas

Você pode arrastar a borda de uma coluna para ocultar a coluna.

Dicas Adicionais...

Outras maneiras de ocultar colunas

Você também pode ocultar colunas escolhendo Intervalo - Propriedades do Intervalo (divisória Fund.) e selecionando "Ocultar coluna"

Ocultando várias colunas de uma vez

Para ocultar mais de uma coluna de uma vez, selecione as colunas inteiras que você deseja ocultar e arraste a borda direita de uma delas.

 

Como Reexibir Linhas e Colunas.

Selecione um intervalo que contenha as colunas ou linhas ocultas que você desejar exibir. Por exemplo, para exibir a coluna B, selecione um intervalo com, pelo menos, uma célula na coluna A e na coluna C. Escolha Intervalo - Propriedades do Intervalo. Clique na divisória Fund. da Caixa de Informações. Cancele a seleção de "Ocultar Coluna" ou "Ocultar Linha". Quando uma coluna ou linha está oculta, as caixas "Ocultar Coluna" e "Ocultar Linha" ficam da cor cinza. (Opcional) Mova, contraia ou feche a Caixa de Informações.






Como Proteger e Desproteger Planilhas

Protegendo Planilhas.

Ao bloquear uma planilha, você impede que outros usuários insiram ou editem dados na planilha. Eles só poderão fazer alterações nas células que ficarem desprotegidas.

(Opcional) Deixe desprotegidos os intervalos e as versões cujas células poderão ter seu conteúdo alterado. Certifique-se de que o apontador da célula esteja na planilha que você deseja bloquear. Escolha Planilha - Propriedades da Planilha. Clique na divisória Definições Básicas da Caixa de Informações. Selecione "Bloquear Conteúdo das Células Protegidas Nessa Planilha". (Opcional) Mova, contraia ou feche a Caixa de Informações.

 

Tarefas que você não pode executar em uma planilha bloqueada

Quando a planilha atual está bloqueada, você não pode:

 

Desprotegendo Planilhas.

Antes de bloquear uma pasta de trabalho ou uma planilha, você pode deixar determinados intervalos desprotegidos a fim de permitir alterações nos seus dados.

Selecione os intervalos ou coleções cujos dados poderão ser alterados. Escolha Intervalo - Propriedades do Intervalo. Clique na divisória Segurança da Caixa de Informações. Cancele a seleção de "Impedir que o conteúdo das células seja alterado". (Opcional) Mova, contraia ou feche a Caixa de Informações. Siga um destes procedimentos:

Como saber quais células estão protegidas e desprotegidas?

A barra de status exibe U quando você seleciona uma célula desprotegida. Após a pasta de trabalho ou a planilha ser bloqueada, a barra de status exibirá PR quando você selecionar uma célula protegida e U quando selecionar uma célula desprotegida.